15 de março de 2009

Canudinho

Estava trabalhando, visitando muitos clientes, quando a sede me ataca subitamente. A temperatura estava alta e eu, que só ando com capa de chuva (inclusive no sol) estava derretendo. Acelerei a moto em busca da primeira lanchonete para tomar aquele suco geladinho.
Cheguei no balcão e tive que bater palmas pois o proprietário estava nos fundos, dentro de sua casa. Ele veio meio desinteressado me atender.

- Que suco que tem? Perguntei.

Ele virou as costas e foi para o freezer.

- Só tem de goiaba. Respondeu levantando a garrafa pet de dois litros e um negócio vermelho dentro.

Eu nunca havia visto um suco tão feio. Imagine um suco de melancia, misturado com pedaços de queijo e pedaços de manteiga por dentro. Então, coloque clara de ovos batida na parte de cima e de baixo.

Desviei o olhar pra baixo pensando em sair dali com sede, quando vi o que poderia me salvar naquele momento: um coco! Afinal, a água do coco não passa por manejo, é limpa e vem como a natureza quer.
- Eu quero um coco.

A cara dele foi de um desânimo total. Na lanchonete não havia aquela ferramenta que abre coco com uma simples furada. Ou seja, ele teria que usar o método tradicional com um facão, rodeando a parte de cima e ainda levar um esguicho na cara. Ele fez.

Quando ele trouxe o coco, colocou um daqueles suportes de canudinhos do lado e eu tirei um. Eu nunca havia olhado para o interior de um canudo antes, mas toda aquela situação (do suco, do desinteresse do dono, etc.) me fez duvidar de tudo, inclusive... do interior do canudo.

Rapaz... raramente eu tenho ânsia de vômito, mas nesse dia eu quase desmaio. Não apenas por ver aqueles pontos pretos, ilhas de milhares de bactérias e bastante mofo por dentro daquele canudinho, mas pelos pontos pretos, ilhas de bactérias e mofo dos canudinhos que não olhei durante toda a minha vida.

Tirei dois reais da carteira, deixei no balcão e fui embora, para nunca mais voltar. Mas agradeço por esse momento, já que depois disso eu nunca mais deixei de olhar os canudinhos quando vou tomar algo. E olhe, é de impressionar.

E você, também olha o interior do canudinho?

8 comentários:

  1. Eu olho de vez em qndo....

    nunca vi nada tão terrivel, mas sim: canudinhos sao porcos!

    ResponderExcluir
  2. Nunca olhei o interior de um canudo... geralmente, quando peço algo pra beber, é alguma coisa que pode ser bebida num copo (ou na lata direto). Vou reparar da próxima vez.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu tbm presto maior atençao nesse tipo de coisa. No momento estou aqui com maior enjôo no estomago e fui logo ler isso.. rsrs

    Mas então foi bom passar por aqui.
    E valeu o "consolo" lá no meu blog. Hehehe!

    ResponderExcluir
  4. Bom, não sei como é a Vigilância Sanitária aí, aqui no Rio, a grande maioria do estabelecimentos (inclusive vendedores ambulantes) usam aqueles canudinhos embalados... Quando cê pega, é só tirar o lacrezinho e mandar ver. Nunca parei pra conferir, mas não sei se colocariam xanudos sujos em papeis esterelizados :| Em todo caso, estamos de olho! ;)

    Uma beijoca - smpre fico feliz com sua visita!

    ResponderExcluir
  5. Toma cerveja que não precisa de canudinhos.

    abração

    ResponderExcluir
  6. Apartir de hoje vou olhar!

    Fiquei com nojo, principalment edo suco de goiaba! sauhhauhuashuashu

    Valeu pela dica! :*

    ResponderExcluir
  7. carak eu mesmo olho muito pouco agora lembrei de um suco de morango q tomei esses dias e não olhei o canudinho será q tava assim..............rsrsrsrsrsrsrsrs
    lembranças

    ResponderExcluir
  8. Já olhei, não foi a melhor experiência...

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará bem. :)