10 de junho de 2007

A sinceridade pode machucar, mas...

... aumenta muito a sua credibilidade.
E credibilidade é fundamental.

Fui passar uns dias numa agência de outra cidade, em substituição. Tive que visitar uns clientes de localidade rural e fui com um moto-táxi.
Já no final do dia, passamos na última pessoa a ser visitada e o moto-táxi, assim como eu, estava com muita sede.

Eu já tenho uma coisa comigo. Evito pedir água nas casas. Tenho um trauma: certa vez pedi água e a mulher, muito gentil, pegou o copo mais bonito do armário que quase não usava. Colocou água e me entregou. Olhei para o fundo do copo e vi bostas de mosca se derretendo... Compreende meu trauma?

Bom, mas voltando.
O moto-táxi pediu água e a senhora foi de imediato buscar. Apesar do trauma, eu estava no sertão mais sertão do Ceará, e a sede foi maior.
- Também quero.

A mulher voltou com uma garrafa na mão. Falei ao meu companheiro de moto:
- Que legal, ela não trouxe água e sim suco... e suco de tamarindo.

O moto-táxi olhou pra mim com aquele olhar de total desconforto e respondeu baixinho:
- Cara... isso é a água mesmo. Que droga!

Eu, ainda sem acreditar, disse:
- Vai tu primeiro, foi tu que pediu...

Enquanto ela colocava a água no copo dele, peguei meu celular e pá! Foto!
Acredite: isso era a água.
Ao terminar o meu 'mui amigo' moto-táxi me passou o copo e ordenou:
- Coloque pra ele também!

Após um riso sarcástico do cara, e a mulher já preparar para colocar a 'água' no copo, eu interrompi:
- Desculpe, não posso beber dessa água. Ela não está normal, está?
- Claro que está. Ela respondeu.

Nesse momento chega um trabalhador da fazenda e pede um pouco d'água. Após o último gole, ele lambe os lábios e diz:
- Bem geladinha!

Então, imaginei que ali, aquela água era realmente normal. Mas insisti para a mulher que não poderia tomar.
- Diferentemente do de vocês daqui, o meu organismo é muito fraco... não suportaria.

Eu me preocupo muito em não magoar as pessoas, mas não poderia tomar aquela água só para agradar. Eu não ia ficar bem comigo, não ia ficar confortável, acho que seria pior.

Para tirar minhas dúvidas, ouvi uma resposta surpreendente:
- Pelo menos o senhor não tomou à força, só pra agradar. O seu amigo tomou aqui à força, de um só gole, e depois ainda ficou 'enguiando'*.

Ela ainda fez hora com a cara do moto-táxi. O receio que eu tinha de magoar, transformou-se na certeza de que aquela mulher confiava em mim. Ser sincero pode até machucar à primeira vista, mas pra mim sempre compensou. E pra minha saúde também... rssrsrsr

*Enguiando pronuncia-se en-gu-iando. Gíria do Ceará para dizer que alguém está com ânsia de vômito... Anônimo famoso é cultura. rsrsrs

10 comentários:

  1. Vi seu blog lah no Orkut...
    Gostei...
    Mto bom, parabens!

    **Bjs!**

    ResponderExcluir
  2. é... sinceridade é uma coisa!
    Eu odeio pedir água nos llugares. Principalmente pq a maioria dos lugares não tem filtro e tal... horrivel isso. hehehehehehe.

    ResponderExcluir
  3. tá muito famoso pro meu gosto(brikdra) aquilo não é água.


    www.omundoemaluco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. CAra, isso já me aconteceu, no interior de Pernambuco, morri de vergonha de depois que pedi não tomar a água, tomei, mas sai correndo pq vomitei, não aguentei, meu Deus ainda tem gente que vive nestas condições!!

    ResponderExcluir
  5. eu tive uma semana de pura sinceridade, não que eu seja falso, mas eu fui sincero por todo o tempo... e me senti bem, renovado! não precisava fingir.. o problema é que o 'politicamente correto' não nos permite sinceridade todo tempo..


    legal seu blog, valeu pela visita... sinta-se a vontade!

    abraços!

    ResponderExcluir
  6. ...uou! Com um amigo desse nãop se precisa de inimigos, haha


    Pois assim como diz a música, "prefiro encarar a realidade, a viver na fantasia"

    Parabéns, seu blog é interessante.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Ser sincero...........

    Qualidade que poucos têm ou não sabem utilizar....

    Parabéns...mais uma vez suas experiências são fantásticas....interessantes demais pra ler.....

    Me divirto bastante....
    bjoooooooossss

    ResponderExcluir
  8. genxi! aquilo amrelo era água? nessas horas agradeço minha sinceridade ... eu tb não beberia só pra agradar!

    Não, mesmo.

    p.s: gostei do enguiando ;)

    ResponderExcluir
  9. Parabéns... seu blog eh mto legal. Morri de rir da historia do amigo secreto.. hehehehe

    ResponderExcluir
  10. Humor e seriedade na medida certa. Gostaria que os políticos lessem esta crônica. Aquela água é a felicidade deles mas não é a água ideal. De que adianta mover um rio se junto com ele não vai saúde, educação, bem estar, saneamento, lazer? Muito bom o texto. Por favor, mais links destes no twitter! (Vou agora mesmo beber uma águinha bem gelada. Sou feliz e sei que sou... ;-)

    PS: Minha foto de hoje no flickr (permita-me o link: www.flickr.com/photos/simns) é sobre água também...uma água que fotografo mas não beberia...a lagoa perdeu os peixes todos recentemente.

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará bem. :)