8 de setembro de 2007

Paciência

De uns anos pra cá tenho exercitado muito uma qualidade que considero vital para a felicidade: paciência. Lembro-me de o quanto eu era intolerável com coisas que não requeriam tanta intolerância. Por exemplo, se eu via alguém desafinando na TV, ficava bravo: "Como pode uma pessoa dessas ter a chance de ir a um programa de TV sendo desafinada desse jeito?" Percebeu o estresse desnecessário?
Com paciência fica muito mas fácil ser feliz. O exercício consiste em respirar e rir de tudo que antes me estressava: "Tadinha, ela não sabe cantar e tá pagando mico.. rsrs... Isso acontece..."

Mas, confesso que minha paciência é testada mesmo com alguns tipos de pessoas:
1 - Pessoas que querem ser o que não são.
Eu ficava muito zangado quando via uma pessoa pobre se passando por rica, por exemplo. Mas ainda consigo, depois de muita respiração, rir disso.
2 - Pessoas "frescas".
Não sabe o que é ser fresco? Na Bahia, frescos são os gays. Mas em termos gerais, fresca é a pessoa que se estressa com pequeniníssimas coisas. "Não penteio meus cabelos com pentes vermelhos." Ouvir isso de alguém é um teste forte para a paciência e tenho dificuldade mesmo.
3 - Pessoas grosseiras que gostam de briga.
Um cara te fecha ou não lhe dá passagem no trânsito. Você corre atrás só pra ter a oportunidade de gritar um palavrão pra ele. Isso tem futuro? Adianta alguma coisa? Pode me esculhambar a vontade, dar fechada a vontade, buzinar bastante... respiro bem profundamente e dou risada. Não é fácil, mas enquanto minha integridade física estiver ok, não estresso mais.

Ganhei uns pontos de felicidade com isso.

Um comentário:

  1. Que maaaaassa queria poder colar isso em muuuito outdoors para ver se a vida fica mais leve.
    Beijos, Lú!

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará bem. :)