21 de julho de 2008

Curso em Español

Fui fazer um curso sobre um novo produto que a empresa quer lançar. Cheio de expectativa, sentei na cadeira da frente, afinal, seria mais uma novidade para meus clientes.

Mas novidade mesmo foi o idioma das três facilitadoras. Nenhuma delas falava português, apenas espanhol. E o tradicional "portunhol" ainda era meio ruim.

Pense numa situação difícil. Além de tudo, a língua espanhola é traiçoeira. No começo da frase você acha que vai entender tudo. No meio você acha complicado. No fim você entra em desespero e esquece o que foi dito no começo. É um tormento.

Contudo, eu ainda conseguia traduzir algumas coisas. Quando ninguém entendia nada, todos olhavam pra mim pra ouvir o que eu tinha entendido. Quando eu não sabia, eu inventava e ficava por isso mesmo.

Da mesma forma as facilitadoras. Quando elas queriam falar algo, olhavam pra mim. Em um momento ela perguntou "como diz vamos embora". "Pegar el beco" ou "capar lo gatón", respondi.

Ah, e durante os intervalos eu ia buscar conversas com elas. Pedi a elas que pensassem em um artista brasileiro e perguntei qual veio à cabeça primeiro. Adivinha o que elas responderam? Paulo Coelho, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethania? Nada. Reinaldo Gianechinni. Que inveja desse rapaz. Além de bonito, o cara parece ser gente boa, rico, trabalhador, passa na televisão direto e ainda é conhecido no exterior.

Perguntei o que elas achavam do Lula, e elas disseram que é um grande herói que veio da pobreza e chegou à presidência da república. Interessante né? rsrs

Bom, o melhor do curso foi isso. Foi o curso mais divertido que já fiz. E ainda aprendi espanhol pacas.

3 comentários:

  1. Meu amigo, mulher sabe o que é BOM em qualquer lugar e idioma! rsrsrsrs


    Gostei! Você tem um estilo gostoso de se ler!

    ResponderExcluir
  2. De onde são tuas professoras??
    Aqui no sul somos vizinhos dos argentinos e uruguaios, na escola é comum lermos textos em espanhol e nossos vizinhos sabem muitas coisas sobre o Brasil e nada a ver com a fábula do Lula.

    Parabéns pelo novo aprendizado.
    Boa sorte nos novos empreendimentos.
    Fada

    ResponderExcluir
  3. Bom, vc sabe que eu convivo com um espanhol e sei que eles têm muito bom gosto...ahahaha (convencida, não?)

    Agora, eu não sabia que eles eram burrinhos: Lula herói? Acho que ela tentou ser legal...rsrsrs

    Bisous.

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará bem. :)