15 de abril de 2009

O Cantor de Igreja

Há um movimento na igreja Católica conhecido como Renovação Carismática que há alguns anos acolhe muitos jovens que antes iniciavam na religião através dos sacramentos do crisma, primeira comunhão... a igreja e as pessoas que são responsáveis pelo seu crescimento perceberam que o jovem só é atraído por movimento, energia, emoção e som.

Pois é. Eu acabei embarcando nisso quando mais jovem. E entrei pela janela. Não passei por processos longos de aceitação ou outros critérios que nem vou comentar senão mudarei o foco do assunto. O fato é que eu tinha uma voz legal, grave, afinada e entrei em um grupo de música.

A minha mãe era bem afinada. Sempre cantava muito e ouvia muitas músicas de qualidade. Eu ficava muito ao redor e acabei seguindo no embalo. Acho que afinação não se aprende (pode-se até melhorar), mas é algo que Deus dá de presente.

E então comecei a cantar em um grupo da igreja. As missas mais bonitas tinham o grupo Totus Tuus na parte musical. Eu era apenas uma das oito vozes que faziam daquelas músicas, motivo de admiração e atenção durante a missa. Foi uma grande fase na minha vida, de muito aprendizado, de entender um pouco mais do sentimento das pessoas, principalmente com relação à religião. E o mais importante: amadureci muito entendendo que há pessoas de todos os tipos e que nem todas são boas apesar de parecerem. E, quando somos cientes de que as pessoas podem e têm o direito - que Deus deu - de serem falhas, ficamos menos sensíveis às possíveis decepções pela frente.

Deixei tudo para trás exceto duas coisas: a minha esposa - que conheci naquele tempo, e o prazer de cantar e ouvir uma boa música.

Contatos para show: (85) 8624... eheh estou brincando. Atualmente só canto no banheiro e para minhas meninas. :)

7 comentários:

  1. Olá! Seu blog está muito legal! Parabéns!
    Adorei o comentário no meu blog! Obrigada!
    Abraços e sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  2. Haa eu tb cantava lá na Paraíba, na comunidade que eu participava!! Dava susto nas pessoas quando abria o comentário da missa, falando em tom firme um sonoro BOA NOITE!

    Bons Tempos! Excelente Post!

    Paz e Bem!
    Shalom!

    Alisson Barros

    ResponderExcluir
  3. Ter voz bonita é dom mesmo! Eu adoro cantar, apesar de minha voz não ser lá essas coisas!! heheheheh

    ResponderExcluir
  4. ei também já cantei em igrejas quando eu era realmente católica e me dedicava a minha religião até catequista eu já fui ..........

    ResponderExcluir
  5. minhanossasenhora...eu tinha um amigo artista e não sabia...hahahahahhaa

    Samia

    ResponderExcluir
  6. Taí, encontramos uma afinidade de história de vida. Também cantei durante dez anos nas missas e ajudava na organização criativa da liturgia da comunidade.

    Ainda hoje, mesmo afastado, muita gente vem me cumprimentar achando que eu ainda continuo cantando na igreja, quase uma sub-celebridade, ahahaha. Mas é que há mesmo um carinho da comunidade por aqueles que evangelizam por meio da música.

    Aqui no meu bairro, o cohatrac, em São Luís do Maranhão, festejamos o Círio de Nazaré que inclusive está acontecendo nesta semana.

    Eu posso perder minha fé, perder o entusiasmo e o engajamento, mas não dá pra ser impassível diante de uma manifestação religiosa tão bonita que é o Círio e como a comunidade daqui celebra esse momento, que tornou-se um evento socio-cultural. Até mesmo quem não é católico reconhece isso.

    É isso, parceiro cantor de igreja, quem sabe a gente um dia não se encontra por aí e grava um "grandes sucessos de padre zezinho", ahahahha.

    Abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará bem. :)