6 de novembro de 2009

Um tocar diferente

Fui com uma colega visitar alguns de nossos clientes. Em uma das visitas, um aprendizado incrível: o filho da cliente tem 8 anos e tem duas próteses de vidro no lugar dos olhos.

Enquanto minha colega conversava com a mãe do menino sobre negócios, eu não parava de me admirar com aquela criança elétrica que brincava e andava pela casa como se tivesse uma visão normal, desviando de tudo, voltando a cabeça para quem falava...

Mas o que me impressionou mesmo foi sua sensibilidade. Ao perceber que eu estava lá, ele foi até mim. Com os bracinhos esticados e mãos sedentas por informação, por sentimento, ele tocou minha bolsa, depois meu braço e depois meu rosto.

- Você é o marido daquela menina que tá falando com minha mãe? Disse ele.

- Não, eu sou muito feio pra ela. Respondi rindo.

Ele riu e continuamos conversando. Enquanto conversávamos ele não parava de tocar em mim, na minha bolsa, querendo saber o que tinha dentro. Sua mão era tão macia, tão viva que eu a sentia como se estivesse me sugando informações, e de fato era isso que estava acontecendo. O mais interessante é que era um toque de carinho, de respeito, de “quero saber como você é, porque isso é importante pra mim”.

Mal sabia ele que estava sendo muito importante pra mim também. Aquilo me fez refletir muito sobre a atenção que devemos dar às pessoas, suas informações e do quanto é valioso receber atenção. Fez-me entender ainda mais que o olho é apenas uma das infinitas maneiras de se perceber alguém.

10 comentários:

  1. Nossa, deve ter sido realmente emocionante. Você, com todos os seus sentidos perfeitos, demonstrou ser tão sensível quanto o menino... Em perceber sentimentos, da maneira mais pura e agradável, o que, para nós, míseros seres humanos comuns, preocupados demais com a rotina da vida cotidiana, fica cada vez mais difícil.

    ResponderExcluir
  2. Não dá pra n]ao se emocionar ao ler seu post. Na profissão que estamos hj vivemos inumeros momento de emoção junto as pessoas que, com o passar do tempo e a convivencia nos tornam amigos ...
    Esses fatos são sinais que Deus nos manda para cada dia mais valorizarmos as pessoas e ver que o essencial é invisível aos olhos...
    abs
    hj vou dormir feliz ao ler seu blog!

    ResponderExcluir
  3. É preciso amar, como se não houvesse amanhã.Se a gente parar pra pensar, na verdade não haverá.

    Belo post amigão, abração!

    ResponderExcluir
  4. Cara, chorei!!
    Sériooo! Se tem uam coisa que me emociona é a sensibilidade de algumas pessoas para com os deficientes... Ser surda às vezes me faz pensar um pouco nisso.

    Um beijo!

    Ah! Meu blog mudou: www.improvavelmiscelanea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Tinha que ser você meu AMIGÃO!Não é por acaso que até hoje quando falo de amizade seu nome continua sendo o primeiro da lista como meu MELHOR AMIGO. Você é inesquecível em minha vida; um grande exemplo para mim. O que você me ensinou foi tão sólido que ainda uso até hoje, suas teorias e seus ensinamentos nos meus momentos difíceis. Assim lembro-me de você todos os dias; esses últimos principalmente... Preciso de você. Meu email é: redeidfabiene@gmail.com. Beijão no centro do seu coração.
    Faby!

    ResponderExcluir
  6. Lindo texto.

    Realmente, temos todos os sentidos físicos e alguns outros mais para podermos 'exergar' aqueles que estão a nossa volta. E mesmo assim, às vezes não nos dignamos...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. NOssa, que incrível!
    Eu também sempre aprendo com umas surpressas dessas que a vida felismente nos proporciona!


    Bjim

    ResponderExcluir
  8. que lindo
    é bom quando em nosso destino
    esbarramos com situações que nos fazem enxergar além.
    todos temos essa chance mas poucos conseguem perceber e tirar proveito disso pra sua sobrevivencia e vida...
    enfim.
    primeira vez aqui
    gostei e ano q vm virei mais vezes encher o saco aqui xD ~
    tenho um blog bocadekabide
    q chamo de bokitta de lo kabizze [italiano pq é chik] em frances é mais ainda...bouquétê di Kabidêu [é q vc num viow minha pronuncia ainda]
    mas enfim...desejar um lindo fim d ano e q 2010 seja bm melhor pra todos nós.
    um grande abraço
    ótima terça e feliz dia do enfeite d arvore de natal de forma cilindrica que quebra fácil.
    Fui...até 2010 ....

    ResponderExcluir
  9. Luilton,
    Tive um filho deficiente visual que se foi no começo desse ano, e posso dizer que seu texto muito me emocionou. Nós somos muito mais o que sentimos do que podemos ver... é muito mais difícil quando não podemos mostrar, mas é tudo mais belo quando podemos sentir.
    Parabéns pela sensibilidade e de ter proporcionado um momento tão delicado à essa criança,
    Um abraço,
    Renata.

    ResponderExcluir
  10. Eu lia seus twitters e achava comico, jamais imaginaria que é tmb um ser sensível (sem ironias)

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará bem. :)