6 de setembro de 2010

Ironia da Bunda

Você lê a frase abaixo:

“Os cegos são muito azarados, pois não podem ver a maravilhosa bunda das brasileiras.” Gerald Neuman

De cara, há várias possibilidades de se interpretar esta frase:

a) Que piada de mau gosto desse Gerald Neuman. Ele é um filho da mãe preconceituoso que não respeita os deficientes visuais!
b) Achei engraçado, mas não contarei isso a ninguém para não parecer preconceituoso.
c) É... realmente têm azar mesmo, hahahaha!

E por aí vai, até que você descobre que Gerald Neuman é cego.

Quem interpretou como na letra A, quebra a cara e se sente injusto com o Gerald e pode até passar a achar engraçado. Quem escolheu a letra B, se surpreende com o bom humor do autor e vai passar a contar pra todo mundo explicando que quem disse isso foi um cego. E quem escolheu a letra C, escolheu considerar a possibilidade de ironia, riu mais ainda e viveu feliz para sempre.

O que se pode concluir é que é impossível definir se uma pessoa está sendo irônica sem conhecer pelo menos um pouco da personalidade dela. A frase nua e crua, ou sem que eu saiba quem é o autor, me conduz às hipóteses acima: a) me estressar, b) ficar na minha e c) rir.

Ziraldo tentou facilitar as coisas criando o "ponto de ironia", mas a Academia Brasileira de Letras vetou a ideia, argumentando que com ele, ler perderia 80% da graça.

Não estou dizendo que ao ler uma frase aparentemente polêmica de um desconhecido, você deva escolher sempre a opção C, mas que pelo menos considere que as três são possíveis. E a minha dica é: comece sempre pela letra C, depois cogite a possibilidade de ser a letra B e só então, se valer realmente à pena, entenda como A.

O mal de algumas pessoas é justamente escolher a sua opção e ponto final... não permitindo a possibilidade das outras. E eu posso garantir que depois que passei a considerar todas as opções, nessa ordem, a minha “vida social na internet” ficou bem mais feliz.

Não perca tempo com estresse pelo que não pode ser definido com uma simples leitura seca. Em tempos de internet, sites de relacionamento, informações escritas a 300.000Km/s, saber dosar a interpretação dos textos é fundamental.

Bom, mas tudo isso foi apenas pra dizer que a bunda das brasileiras é maravilhosa mesmo.

9 comentários:

  1. a minha opção foi a letra 'C' msm.. mas com uma pitada de remorso... rs

    ResponderExcluir
  2. PONTO DE IRONIA, Que idéia bacana!!(ironia)

    Ah, claro... podemos dizer que é o bem, o mal e o meio-termo, e nessa cadeia ouso dizer que o 'cruel' é que é o 'bom'. Ironico, no minimo.

    ResponderExcluir
  3. A bandeira do Bom senso sempre! Texto genial! Parabéns AF!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o PONTO DE IRONIA,ele realmente facilitaria muito a interpretação de certos textos, mas por outro lado a "graça" de certas leituras é exatamente a diversidade das suas interpretações.
    Como o texto dessa postagem, por exemplo!

    ResponderExcluir
  5. Muito boa essa postagem.
    O PONTO DE IRONIA é uma boa ideia para aquelas pessoas que nunca entendem quando você está sendo ironico. Mas perderíamos um pouco do prazer de vê-las com aquele olhar "Mas, heim?!"
    :D
    Beijos e Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Ahahahahahahahah!
    Fantástico!
    Bem, eu sendo uma pessoa que a ironia está tão presente na minha vida quanto o ar que eu respiro, sempre acho graça primeiro, pra depois pensar no assunto. Se eu dou risada das minhas próprias desgraças, porque não posso sorrir diante das dos outros? Rir torna vida mais leve. Todos deviam tentar. A vida não deve ser levada tão a sério!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Sei lá... rir é bom.

    Rir de si mesmo, rir dos outros. A partir do momento em que "rir" gera tristeza a alguém, passa a ser errado. Mas enquanto esse ato trouxer somente alegria... Por QUE não rir???

    hahahahahahaha.

    @guilhermesteves

    ResponderExcluir
  8. Ótimo artigo :))))

    Ainda bem que a academia de letras não aceitou o ponto de ironia, pq já pensou o que teria de gente pontuando qualquer frase sem nexo achando que estaria sendo irônico? Bahh...

    Escrever um texto irônico requerer inteligência, e ler e saber inter preta-lo também exige isso, por isso a dica que deu é ótima, se todos a seguissem, teríamos um ambiente mais saudável na web e brigas desnecessárias, por falta de interpretação, não seriam rotineiras.

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará bem. :)