22 de dezembro de 2011

Valores

Queria a sua ajuda para entender melhor uma coisa.

Estava conversando com uma moça hoje sobre a violência com os animais, repercutindo ainda o que aconteceu com aquela enfermeira que matou o indefeso cachorrinho. Tudo ia bem, até que ela falou o seguinte:

ELA: (...) seria o mesmo que espancar e bater numa criança.

EU: Como assim? Seria a mesma coisa, uma pessoa espancar um cachorro e espancar uma criança?

ELA: Claro que sim.

EU: Peraí, quer dizer que seu disser pra você que infelizmente um cachorrinho foi atropelado, ou disser que infelizmente uma criança de 7 anos foi atropelada, o seu sentimento será igual com relação às duas notícias?

ELA: Isso mesmo. São duas vidas, né?

EU: São, mas...

ELA: Então.

Fiquei em silêncio, pois não conseguia falar mais nada. Mudei de assunto, mas aquilo ficou na minha cabeça.


Não quero estender a discussão, nem manifestar minha opinião, já que ela ainda não está formada. Estou confuso. Mas gostaria muito de lhe perguntar uma coisa: Mais alguém pensa assim, igual à moça?

22 comentários:

  1. eu não, me importo com o cachorro, mas a vida de uma pessoa vale muito mais, ela perdeu muito o que viver, é diferente !

    ResponderExcluir
  2. Sim, pode ter certeza que muitas pessoas pensam como ela. Eu não estou entre elas. Respeito quem gosta e defende seus animais, desde que não me obriguem a conviver com eles (se quiserem obrigar, brigarei com a pessoa, não com um animal irracional). Por mais que tente, não consigo entender quem consegue colocar um animal acima ou no mesmo patamar de uma pessoa. Pior ainda, de uma criança. E já me preparo para ser apedrejada, como ocorre todas as vezes que falo sobre isso :(

    Abraços
    Cíntia

    ResponderExcluir
  3. Depende da relação que você tinha com o cachorro ou a criança.

    ResponderExcluir
  4. Conheço várias pessoas que falariam que concordam..Mas nem em sonho concordo com isso!! Ok, são vidas! Mas uma criança sempre será uma criança PELO AMOR DE DEUS!! Vemos todos os dias pessoas que não valem nada, mas existem animais que não valem nada, de má índole..Cada um com seu lugar..amo animais, mas não misturo as coisas..A perda de um filho é o pior sentimento que o ser humano pode ter, enquanto que a saudade de um bichinho permanece, mas com o tempo outro bichinho pode acalentar esse coração..Sei lá, eu pelo menos acho isso.

    ResponderExcluir
  5. Eu penso diferente, tvz pelo fato de ser religioso. Somos filhos de Deus, seres superiores as outras formas de vida, por isso nossa vida vale mais que a de um cachorro. Tirando esse aspecto não consigo ver diferença.. o cachorro tb teria sua vida toda pela frente assim como a criança, certo? (apesar de q não concordo com isso de "vida toda pela frente", mas para efeito de conversa)

    ResponderExcluir
  6. Discordo plenamente, qualquer vida deve ser preservada, mas sempre em primeiro lugar a vida humana. A vida de uma criança não tem preço, seja qualquer criança, mesmo uma que tu não conheça.Enquanto as pessoas se preocupam com os cachorrinhos, milhares de crianças são espancadas, abusadas e mortas e ninguém fala nada, como se fosse normal. está acontecendo uma inversão de valores em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  7. Num é questão de valer mais ou menos, mas é claro que é mais chocante saber q uma criança foi atropela. agora ver um animal indefeso ser espancado, gera um sentimento de revolta contra o ser humano que agride o pobre animal indefeso!

    ResponderExcluir
  8. Só reforçando.. Fora da ótica religiosa não teria diferenciação: o cachorro é só um bichinho pra nós, mas ele tb tem mãe e pai, filhos, tb sente dor, tb tem sangue, tem sentimentos, sofre..

    ResponderExcluir
  9. E mais: o fato de uma criança ser mais importante não quer que dizer que não podemos lutar pelo direito dos animais.. acho besteira esse discurso de "crianças estão sendo espancadas e ninguem fala nada, mas se revoltam com um cachorro", então qr dizer q vamos esquecer os animais? não podemos criar um grupo de apoio e proteção aos animais, temos todos q proteger SÓ as crianças?

    ResponderExcluir
  10. Olha, eu amo animais. Gosto demais mesmo. E devo confessar que a espécie humana tem me desapontado consideravelmente muitas vezes. Mas dizer que a vida de um animal, seja ele qual for, tem mais valor que a vida de uma pessoa inocente, uma criança... e mesmo que não fosse assim tão inocente, gente calma aí! Você poderia ter perguntado a esta moça o seguinte: sua casa está em chamas, e você só pode salvar um. Ou seu animalzinho ou seu bebezinho. Gente eu ia chorar a morte do meu animalzinho, mas agradecendo aos céus por ter podido salvar meu filho! Hoje, a mulher na fila do mercado estava muito revoltada, xingando a tal enfermeira que matou o cãozinho. Nas redes sociais esse é o único assunto. A miserável é xingada, ameaçada, enviada 1000 vezes ao inferno com tanto ódio e unanimidade que eu pensei, porque nós não fazemos isso com os políticos, cujas ações inescuprulosas e covardes levam a morte de tantas pessoas todos os anos! Sei não... acho que tem muita coisa pra ser repensada nessa nossa "moderna" sociedade... muitas vezes, a gente até pode acreditar que a vida de um animal tem igual ou mais valor que a de um humano (ainda mais se este for ruim). Mas não dá pra afirmar isso como correto gente, desculpem, mas pra mim... não dá.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com Cintia Mara!

    ResponderExcluir
  12. São duas vidas, e eu acho q quem tem filhos e os ama sabe o quão bom e grandioso é esse amor, sabe q uma criança é mto mais importante q um adulto. E pra quem não tem filhos o amor mais proximo é esse, o de um bichinho. Eu não discordo nem de um e nem de outro. O amor, respeito, compaixão e piedade está dentro de nós. Aí eu vou dizer q quem defende um cachorro com unhas e dentes é louco? Claro q não! Na vida tudo tem um motivo. Eu amo crianças e cachorros apesar de não ter nem um nem outro. Mas respeito e compeendo a opinião de cada um. Até agora...

    ResponderExcluir
  13. O afeto a amimais de estimação está substituindo o afeto pelo próximo. Nunca. Um animalizando vai valer tanto quanto um ser humano. Mas as pessoas estão se isolando cada vejamos em suas conchas de egoísmo e medo, assim, um animal dócil substitue o afeto que deveria ser destinado a crianças, a velhinhos, a doentes, ao pai, a mãe,
    Amar um cachorrinho é fácil, ele quase nunca decepciona, esta sempre fiel...
    Mas amar pessoas dá trabalho e por medo, muitos fogem.
    Mas é só uma substituição falsa.
    É uma inversão de valores.
    Já disse Nelson Rodrigues: um ser humano vale mais do que toda a galáxia ...

    ResponderExcluir
  14. Oi, Luiton! Confesso que li seu post ontem, imediatamente após sua postagem, mas tudo que eu tentava comentar ficava loooongo demais, rs Eu só sei que lamento. Fico imaginando quantas crianças, idosos, deficientes são vítimas de frustrações quanto esse pobre cãozinho foi, mas ninguém filma pra polemizar, né... Outra, se quem filmou tivesse gritado, talvez o bichinho estivesse saltitando em um quintal de alguém que tivesse coisas boas no coracão pra lhe dar... Mas, enfim, temos que valorizar a vida, o ser humano e seus semelhantes, ainda que inferiores. Sinto-me profundamente penalizada pela situação da mulher que fez a atrocidade que foi tão polemizada, pois evidentemente é uma criatura muito doente, digna de pena, cuja ausência de Deus na própria vida é patente. Que as autoridades tomem as providências cabíveis (ah, Papai Noel existe!!!), e que isso sirva de lição a todos nós, plantando uma sementinha de amor e comiseração em nossos corações...

    ResponderExcluir
  15. Eu penso igual ela.
    O problema é que geralmente ficamos mais com pena de um animal morto do que uma pessoa morta. :(

    ResponderExcluir
  16. acho que o problema é que muitas pessoas têm medo de assumir que veem a vida de uma criança como mais valiosa que a vida de um cachorrinho. Esse medo talvez seja por acreditarem que, se assumirem o animal como mais importante, vão mostrar-se como pessoas mais sensíveis, piedosas etc pois preocupam-se com os animais etc. Eu tenho uma cadelinha, sou apaixonada por ela, ela me faz mt bem, me faz rir, me faz companhia etc mas é inegável que se eu tivesse um filho e houvesse um incêndio, por exemplo, em minha casa, eu, inicialmente iria querer garantir a vida do meu filho. Se minha cadelinha morresse, realmente ficaria triste mas a felicidade de ver meu filho vivo me deixaria com uma alegria mt maior. E qualquer pessoa, estando em bom estado mental, teria a mesma atitude pois é algo instintivo. Não devemos achar que ver uma criança acima de um animalzinho nos torna cruéis, por favor... Os animais devem ter sim nosso respeito, merecem dignidade mas temos que colocar cada coisa no seu lugar.

    ResponderExcluir
  17. nao! definitivamente, nao!!!

    ResponderExcluir
  18. Também sinto da mesma forma. E a covardia contra os animais ganha ares ainda mais escrotos pq a justiça nada faz para protegê-los. Se matar uma criança, ao menos o criminoso vai para a cadeia. Ontem mesmo no reveillon outro monstro esfaqueou um cão até a morte simplesmente pq este, assustado com os fogos de artifício, escondeu-se sob o seu carro.
    Se esses dois casos não configuram mentes psicóticas, podem esperar. Já, já, vão tacar uma criança pela janela para despertar sua revolta.

    ResponderExcluir
  19. E outra. Para mim, a pior postura diante de casos como esse é: mas com tanta criança passando fome, pq preocupar-se com um cachorro.
    Nem vou entrar no mérito de comparar duas vidas. Mas essa lógica é a mesma de não prender qualquer assaltante até que todos os assassinos estejam encarcerados. Talvez não prender assassinos tampouco, afinal de contas, existem estupradores soltos.
    Essa linha de raciocínio, definitivamente, é mais inoperante que se pode ter. Há sempre um crime "mais grave" sendo cometido.

    ResponderExcluir
  20. Eu penso igual a ela... experimente não colocar mais carne em seu prato, e vc vai entender, vai mudar o olhar!

    ResponderExcluir
  21. Bem, pela lógica de sobrevivência da espécie, sofrer por causa da perda de uma criança humana mais que do que pela perda de outro animal é aceitável e mais coerente. Presumo que a racionalidade humana já avançou ao ponto de se preocupar igualmente com perdas de quaisquer animais, possivelmente pelo equilíbrio ecológico...

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará bem. :)