18 de fevereiro de 2012

Deus é justo?

Sabe aquele pai que vê o filho agindo errado e, em vez de punir, passa a mão na cabeça dele? Vejo Deus assim. Um pai misericordioso até demais.

Somos tão falhos que se Deus resolvesse ser justo mesmo, nós estaríamos todos bem encrencados.

É possível ser justo e perdoar por tudo? É possível ser justo e misericordioso ao mesmo tempo?

O chefe descobre que um funcionário está desviando 30% do lucro da empresa há alguns anos. Deus perdoa e acolhe o ladrão, mas e esse chefe, deve perdoar ou mandar prendê-lo? O que é justo, afinal: perdoar ou punir?

Prezado Deus, vou guardar essas e muitas outras dúvidas até o dia em que nos veremos pessoalmente. Ou quem sabe o senhor dá um jeitinho de eu entender isso antes.

19 comentários:

  1. Oi Amigo,
    A justiça para Deus, só existe em função da caridade. Por isso, Deus não pode deixar de ser justo e misericordioso ao mesmo tempo.
    Ser misericordioso significa ter a capacidade de acolher a pessoa que erra. Mas isso não significa necessariamente deixar para trás o erro cometido. Toda ação gera uma reação, nos ensina a física, assim como toda atitude de nossa parte possui uma consequencia - boa ou ruim.
    O seu exemplo não é muito válido (o chefe com o seu funcionario) porque em um contexto profissional, é justo que um chefe não queira mais contar com o serviço de alguém que não lhe inspira mais confiança. E é justo também que a pessoa seja denunciada pelo seu ato pelos meios legais.
    Devemos perdoar sempre... e é isso que Deus faz conosco. Mas devemos ser responsáveis pelos nossos atos: sobretudo porque todos eles trazem consequencias, das quais também são nossa responsabilidade. Isso é ser justo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há coisas que só Deus pra perdoar. É sobrenatural perdoar quem matou sua filha, por exemplo. Coisa pra Deus mesmo.

      Excluir
    2. Tem razão!
      Mas é justamente porque podemos contar com a graça de Deus em nossa vida que nos é possível perdoar até situações tão extremas como essa.
      Um abraço!

      Excluir
  2. Se Deus existe,porque não fez o mundo perfeito como Ele? Por favor,é minha opinião,sem críticas.Penso assim e respeito que pense de outra forma ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mundo é uma criação de Deus. Não tem necessidade de ser perfeito. Ao homem, a sua principal criação, ele deu o grande dom do LIVRE ARBÍTRIO que permite, entre outras coisas, que você por exemplo possa pensar que Deus não existe, embora ele tenha lhe criado e lhe dado a vida.

      Excluir
    2. Ana, o Jardim do Éden é perfeito, o problema é que nós fomos expulsos de la como consequência da desobediência de Adão! =/

      Excluir
  3. "O chefe descobre que um funcionário está desviando 30% do lucro da empresa há alguns anos. Deus perdoa e acolhe o ladrão, mas e esse chefe, deve perdoar ou mandar prendê-lo?"

    DEUS vai perdoar o funcionário, mas o que a gente faz tem uma consequência, e a consequência para o que o funcionário fez vai ser a demissão ou até mesmo a prisão!

    ResponderExcluir
  4. Tbm ñ vou criticar só vou falar oq sei. Antes da gente nascer, Deus tem tudo planejado para nós seguirmos no caminho dele, mas ele tbm nos dá a liberdade de escolher oq vamos fazer e qual caminho seguir. No dia do juízo final, TUDO q nós fizemos aki na Terra será cobrado. Se Deus ñ perdoasse o pecador todos nós estaríamos "ferrados", pois todos pecamos e a grande maioria ainda vai pecar.Inclusive vc q escreveu o texto, tenho certeza q vc já pecou, mas se vc acha q Deus ñ é justo em perdoar os pecados, é a msm coisa q vc dizer q nem msm vc merece ser perdoado. Tudo q eu falei é do ponto de vista Evangélico. E é lógico q o patrão vai denunciar/demitir o emprego pois perdeu a confiança nele. Ñ sei qual é a sua religião, mas peço q Des t perdoe pelos pecados q vc cometeu, inclusive este:duvidar da justiça de Deus.

    ResponderExcluir
  5. Tbm ñ vou criticar só vou falar oq sei. Antes da gente nascer, Deus tem tudo planejado para nós seguirmos no caminho dele, mas ele tbm nos dá a liberdade de escolher oq vamos fazer e qual caminho seguir. No dia do juízo final, TUDO q nós fizemos aki na Terra será cobrado. Se Deus ñ perdoasse o pecador todos nós estaríamos "ferrados", pois todos pecamos e a grande maioria ainda vai pecar.Inclusive vc q escreveu o texto, tenho certeza q vc já pecou, mas se vc acha q Deus ñ é justo em perdoar os pecados, é a msm coisa q vc dizer q nem msm vc merece ser perdoado. Tudo q eu falei é do ponto de vista Evangélico. E é lógico q o patrão vai denunciar/demitir o emprego pois perdeu a confiança nele. Ñ sei qual é a sua religião, mas peço q Des t perdoe pelos pecados q vc cometeu, inclusive este:duvidar da justiça de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Tbm ñ vou criticar só vou falar oq sei. Antes da gente nascer, Deus tem tudo planejado para nós seguirmos no caminho dele, mas ele tbm nos dá a liberdade de escolher oq vamos fazer e qual caminho seguir. No dia do juízo final, TUDO q nós fizemos aki na Terra será cobrado. Se Deus ñ perdoasse o pecador todos nós estaríamos "ferrados", pois todos pecamos e a grande maioria ainda vai pecar.Inclusive vc q escreveu o texto, tenho certeza q vc já pecou, mas se vc acha q Deus ñ é justo em perdoar os pecados, é a msm coisa q vc dizer q nem msm vc merece ser perdoado. Tudo q eu falei é do ponto de vista Evangélico. E é lógico q o patrão vai denunciar/demitir o emprego pois perdeu a confiança nele. Ñ sei qual é a sua religião, mas peço q Des t perdoe pelos pecados q vc cometeu, inclusive este:duvidar da justiça de Deus.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  8. Tbm ñ vou criticar só vou falar oq sei. Antes da gente nascer, Deus tem tudo planejado para nós seguirmos no caminho dele, mas ele tbm nos dá a liberdade de escolher oq vamos fazer e qual caminho seguir. No dia do juízo final, TUDO q nós fizemos aki na Terra será cobrado. Se Deus ñ perdoasse o pecador todos nós estaríamos "ferrados", pois todos pecamos e a grande maioria ainda vai pecar.Inclusive vc q escreveu o texto, tenho certeza q vc já pecou, mas se vc acha q Deus ñ é justo em perdoar os pecados, é a msm coisa q vc dizer q nem msm vc merece ser perdoado. Tudo q eu falei é do ponto de vista Evangélico. E é lógico q o patrão vai denunciar/demitir o emprego pois perdeu a confiança nele. Ñ sei qual é a sua religião, mas peço q Des t perdoe pelos pecados q vc cometeu, inclusive este:duvidar da justiça de Deus.

    ResponderExcluir
  9. pois o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho".
    Suportem as dificuldades, recebendo-as como disciplina; Deus os trata como filhos. Pois, qual o filho que não é disciplinado por seu pai?
    Hebreus 12:6-7-8
    Deus só disciplina os seus filhos , pois qm n é filho de Deus n conhece sua disciplina , Ele disciplina para q seu filho n volte a cometer o mesmo erro , para a consciência de seu filho de entender que aquilo n é bom aos olhos de Deus.
    Deus perdoa sim , e esquece o pecado. -> "Portanto, meus irmãos, quero que saibam que mediante Jesus lhes é proclamado o perdão dos pecados.Atos 10:43.
    Como agora fomos justificados por seu sangue, muito mais ainda seremos salvos da ira de Deus por meio dele! Rm 5:9
    Por meio do sacrifício de Cristo , que tomou sobre si todos os nossos pecados e aplacou a ira de Deus que vinha sobre nós , fez assim justiça , e ressuscitou p a nossa justificação pois a justiça e honra dada a Jesus foi nos compartilhada e assim somos justos diante de Deus e totalmente inculpáveis pois o sangue de Jesus nos limpa de toda a injustiça . Glória a Deus por isto!
    Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação,
    Colossenses 1:22

    ResponderExcluir
  10. nossa, pastores comentam no blog, que legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu sou padre.
      Não deixo de ser pastor, é verdade...
      Um abraço, Otávio!

      Excluir
  11. Deus é sim misericordioso e justo, se fazemos algo errado como por exemplo desviar verba da empresa em que trabalhamos e depois nos arrependemos de verdade, Ele nos perdoa, joga no mar do esquecimento, diante DEle somos sem culpa. Porém como um Deus Justo, nós temos que aguentar as consequências,seja ela ser demitido, ser preso. A misericórdia de Deus está em nos perdoar, mas nunca em passar a mão na nossa cabeça. Não tenha dúvida que colhe o mal ou bem que pratica. Deus é muito justo, e são as misericórdias DEle que são a causa de não sermos consumidos. ;) Gosto do seu blog!

    ResponderExcluir
  12. Todo erro tem consequências, todos arcam com as consequências dos seus erros, ainda que sejam perdoados. O perdão não nos livra das consequências dos nossos erros

    ResponderExcluir
  13. Acredito que se esse funcionário que esta desviando dinheiro a algum tempo se arrenpendeu sabe que mesmo nos arrependendo temos que pagar o preço do que fizemos. Responder a justiça dos homens seria o caminho mais correto para mostrar arrependimento e não cometê-lo mais.

    ResponderExcluir
  14. A Justiça de Deus é diferente da idéia de justiça humana, muitas vezes nós seres humanos confundimos justiça com vingança. Para Deus justiça e amor são inseparaveis....!!!

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará bem. :)