7 de julho de 2007

Educação deturpada

Convivi com meus pais até os 15 anos. Depois disso tive que me virar.
Coisas do destino.

Sem falsa modéstia, fui um bom filho. Estudava, nunca tive atração por coisas ilícitas tipo drogas, bebidas, balbúrdias, e nem doente eu ficava. Devo o que sou hoje, à educação que recebi dos meus pais. Apesar de ser filho único (até os 15 anos), jamais fui mimado. Tinha que trabalhar desde os cinco anos, mesmo que esse trabalho fosse acordar cedo e ir deixar um saco de milho para os carneiros e ovelhas no sítio do vovô. E quando falhava, apanhava. E apanhava muito.

Acontece que quando analiso a educação que recebi, fica parecendo que nasci há mais tempo. Vejo as crianças de hoje cheias de mimo e gostos, coisas que graças a Deus, não me foram dadas. Não em excesso. Abro um site de notícias e vejo manchetes do tipo "criança agride a mãe, decepa o dedo da professora, dá uma cabeçada na diretora", e não me surpreendo mais com isso.
As crianças de hoje são mal-educadas.

Meu pai não me elogiava a toa. Tudo bem que eu recebi um elogio por semestre, mas estes eram sinceros. Lembro de todos. Por exemplo, certa vez ele percebeu que baixei a torneirinha do gás quando terminei de estalar uns ovos. Ele me deu um sorriso e falou com firmeza:

"Muito bem. É assim que se faz."

Essa frase nunca sairá da minha cabeça. Um reconhecimento por uma coisa tão simples, mas que eu valorizei muito, por sair da boca da pessoa que sempre foi minha referência. Até hoje, nunca baixo a torneirinha do gás sem lembrar daquele momento.

Os pais estão confundindo educação. A criança não precisa de mimos nem de piedade. Ela precisa de uma referência, justa e trabalhadora.

Um comentário:

  1. Ah! Como uma boa educação faz bem!
    Que bom que você é um rapaz educado, isso melhora muito o mundo. Se todos fossem educados.... ui! O mundo seria divino!

    Eu também não sei onde a educação foi parar para termos tantas notícias de agreções de filhos contra pais, contra professores

    Abraço

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará bem. :)