25 de agosto de 2012

Fenômeno raro

Ontem aconteceu um fenômeno raro: não consegui segurar o choro e... Chorei.

A última vez que tinha derramado uma lágrima, foi no nascimento da minha filha há 2 anos e meio, que, cá pra nós, foi mais um choro de alívio do que de emoção. Antes disso, não me lembro ao certo quando tinha sido a última vez. Não que eu seja uma pessoa fria ou insensível. Muito pelo contrário. No entanto, chorar mesmo, só quando a emoção é tão extrema, a ponto de sair de mim, da minha personalidade razoavelmente forte. O fenômeno se tornou ainda mais raro, por causa do motivo do choro.

Há uma semana, comecei a ler “O Caçador de Pipas”. De cara, gostei do estilo do autor, da forma com que usava as palavras, e até como ele rodeava e rodeava para, enfim, chegar ao ponto. Até anteontem à tarde, havia lido até a página 116. E da 117 a 246, não consegui desgrudar o olho daquele livro. Dormi às 4 da madrugada, acordei às 7 da manhã, voltei a ler, dormi às 11, acordei às 12, comi algo de olho no livro e tornei a ler, até terminar ontem às 10 da manhã.

Em alguns momentos da leitura, fiquei muito comovido. A injustiça com os bons, acaba comigo. Mas nada que me fizesse ao menos umedecer os olhos. Eu tinha na minha mente os rostos e as expressões de cada personagem, e me veio a ideia de ver o filme. Procurei pela internet e não o achei. Então fui procurar no Youtube, e eis que acho um clipe de 7 minutos, com algumas cenas do filme.

Ao ver o rosto e olhar maravilhoso de Hassan, meus olhos se encheram. Os momentos que vi no livro, estavam aparecendo naquele vídeo. Hassan comemorando com Amir, indo embora... fiquei muito tocado, e... desabei. Chorei, não conseguia segurar, apesar de tentar. Minha esposa entrou no quarto e, completamente desacostumada com aquela cena, gritou “o que foi que aconteceu???” e veio ao meu encontro, olhando para a tela do computador. Tentei rir pra despreocupá-la, mas não consegui e acabei me abrindo com ela. “Estou chorando por causa de uma história.” Ela não entendeu e, respirando fundo, consegui explicar melhor.


Gostaria de recomendar o livro àqueles que gosto. E que, se possível, façam da mesma forma: primeiro o livro, depois o filme. Aí vocês me contam como foi.

10 comentários:

  1. Não li o livro e nem vi o filme, mas tenho vontade. Sou dessas que chora rios enquanto lê, então já dá pra imaginar o que vai me acontecer com esse...

    ResponderExcluir
  2. Caramba! Queria não ter assistido ao filme pra poder ler o livro antes. Me identifiquei muito com o teu texto. Sou extremamente sensível e sentimental, mas dificilmente me vêem chorar. Tenho uma amiga que conheço há 5 anos e ela NUNCA me viu chorar. Não sei qual é o meu problema... Nunca chorei assistindo filme. Acho que vou ler esse livro pra ver o que acontece, mesmo já sabendo da história.

    ResponderExcluir
  3. Linda história, amizades verdadeiras existem. ”Por você faria isso mil vezes”

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro e de cara amei, chorei diveeersas vezes enquato lia. Ja i filme achei que deuxou a desejar não consegui ficar tão comovida. Por isso sempre recomendo primeiro a leitura, é mais detalhista, pra daí sim assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  5. agora eu quero ler e assistir o filme...

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente vi o filme primeiro, mas mesmo assim quando li o livro depois chorei também ! hahahah
    Hey Anônimo, lê o outro livro deste mesmo autor, "Caminho do Sol".
    A história é muito comovente também, e triste.

    Besitos :)

    da R.

    ResponderExcluir
  7. História linda e triste mesmo..também te recomendo o livro "A cidade do Sol"(um dos meus preferidos), que é do mesmo autor de "O caçador de pipas", maravilhoso, mas se prepara pra muita emoção!

    abraço :D

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. A história é comovente mesmo.Já li o livro e assiti o filme.
    Me emocinonei nas 2 vezes.O mais legal do livro é que ele nos faz refletir sobre vários temas como arrependimento, perdão, amizade e lealdade.Acho que a frase mais marcante da história é essa: ""Por você eu faria isso mil vezes".

    ResponderExcluir
  10. Sou muito sensível. Assisti o filme e não quis ler o livro, pra não "sofrer" novamente. É uma história linda, vale a pena !

    ResponderExcluir

Seu comentário me fará bem. :)